Aumento do IOF causará impacto tributário para empresas que buscam empréstimos

Tributação extra vai encarecer contratos de curto prazo

O aumento do IOF sobre empréstimos, anunciado pelo governo federal para financiar o programa Auxílio Brasil irá encarecer os novos contratos firmados entre 20 de setembro até 31 de dezembro deste ano. Isso porque o IOF incide e deve ser recolhido pelas instituições financeiras no momento da contratação.

De acordo com decreto assinado pelo presidente, até o fim do ano, a alíquota diária do IOF sobre empréstimos passará de 0,0041% (1,50% ao ano) para 0,00559% (2,04% ao ano), para pessoas jurídicas. Já para pessoas físicas vai a 0,01118% ao dia (4,08% anuais). Hoje é de 0,0082% (3% ao ano).

Os percentuais aplicados pelo governo estão dentro da faixa permitida pela legislação, que prevê alíquota máxima do IOF de 1,5% ao dia. Porém, a medida é apenas uma maneira de amenizar o fato de que vão aumentar a carga tributária.

Quer saber mais sobre o assunto?

Leia a notícia completa no site: Valor

A Amaral, Yazbek, OAB/PR 762, possui 36 anos de experiência auxiliando empresas a transformar a tributação em lucro. Entre em contato com um dos sócios para agendamento de reunião em caso de dúvidas.

Contato: 41 3595-8300 ou pelo nosso WhatsApp 41 99567-5696

Av. Cândido Hartmann, 50 – Bigorrilho | Curitiba-PR

Assine nossa Newsletter e fique por dentro das novidades!

Quer receber seu exemplar da revista Governança Jurídica? Clique aqui e peça a sua.

Nos acompanhe nas redes sociais: Facebook | Instagram | Linkedin

Já conhece o canal Direito da Inteligência de Negócios? Inscreva-se já

Agende uma reunião

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato.