Saiba como o Direito da Inteligência de Negócios beneficia o crescimento estratégico da sua empresa

A Inteligência de Negócios é um tema que a Amaral, Yazbek tem trabalhado já a alguns anos, desde 2017. A ideia de começar com esse tema foi em função da necessidade de inserir o direito num contexto de sociedade da informação, que é uma abordagem muito trabalhada no meio acadêmico. A informação acaba sendo uma das etapas quando olhamos para o alcance do conhecimento e da Inteligência.

No processo de criar o Direito da Inteligência de Negócios, revisitamos o conceito para contextualizar o direito em uma lógica de Business Inteligence, que chamamos de BI.

O Direito da Inteligência de negócios acaba sendo usado no nosso dia a dia como um sistema de regras, um sistema de permissivos legais que dão base para o processo de de BI, que é um processo de coleta de dados, análise e tratamento desses dados para que no final desse processo de Inteligência de Negócios seja possível subsidiar uma alta gestão a tomar decisões.

Nesse processo, o direito e o profissional da área jurídica ganham espaço para dar suporte para o processo de BI. Para o gestor, o processo de Inteligência de Negócios é utilizado para extrair dados que vão facilitar a sua tomada de decisão estratégica.

O direito traz ferramentas importantes que podem auxiliar na extração e análise de dados. Por isso, é importante que o empresário ou gestor tenha um profissional do direito, um advogado especialista, como um bem estratégico. Existem ferramentas fundamentadas pelo direito que dão suporte a esse processo de Inteligência de Negócios, que permitem a coleta de dados, como a Lei de Acesso a Informação, a legislação que trata do processo eletrônico, obtenção de certidões, dados públicos e o próprio Marco Civil da Internet são exemplos de uma gama de normas que permitem a coleta de dados para dar sequência a um processo de BI.

Toda tomada de decisão precisa ser entendida, e existe uma ciência que se debruça no entendimento da tomada de decisão, que é a Análise Econômica do Direito, também chamada de Law and Economics. Quando é trazido alguns detalhes da doutrina de Law and Economics que estuda a tomada de decisão, porque tomar decisão gera custos, os chamados custos de transação, o espaço é muito grande para que o profissional que trabalha com Inteligência de Negócios consiga minimizar externalidades negativas que decorrem dos custos de transação. E para o mercado, minimizar custos de transação é resultado.

Com um bom suporte de um profissional de BI, uma alta gestão consegue tomar decisões mais inteligentes, com menos custos de transação e naturalmente, decisões mais eficientes.

Uma coisa que é importante ficar claro: esses não são profissionais do futuro. São profissionais do agora, que dão resultado agora.

É possível criar facilidades para tomar decisões eficientes, com fundamento na coleta, tratamento e análise de dados.

Naturalmente, o crescimento é muito latente e muito visível, pois o empresário ganha um parceiro estratégico que lhe dá mais credibilidade e confiança e fornece dados estratégicos para a melhor tomada de decisão dentro da empresa.

A Amaral, Yazbek possui 35 anos de experiência auxiliando empresas a transformar a tributação em lucro. Entre em contato com um dos sócios para agendamento de reunião em caso de dúvidas.

Contato: 41 3595-8300 ou pelo nosso WhatsApp 41 99567-5696

Assine nossa Newsletter e fique por dentro das novidades!


Quer receber seu exemplar da revista Governança Jurídica? Clique aqui e peça a sua.
Nos acompanhe nas redes sociais: Facebook | Instagram | Linkedin
Já conhece o canal Direito da Inteligência de Negócios? Inscreva-se já

Agende uma reunião

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato.