Por que Governança e Planejamento Tributários são tão importantes para o crescimento de uma empresa?

Por que Governança e Planejamento Tributários são tão importantes para o crescimento de uma empresa?

Muitas empresas sofrem não apenas com a quantidade inegável de tributos e obrigações tributária a cumprir, mas especialmente para ter um sistema organizado que olhe também para a sua conformidade fiscal, suas políticas de: relacionamento com fiscais, contratação de fornecedores, planejamento tributário, pricing, entre outros.

Uma forma de ter tudo isso é por meio da Governança Tributária, que pode ser implementada via projeto específico dentro da empresa consistente em 5 etapas. A implantação completa leva de 6 meses a 1 ano, mas uma vez implementada, a empresa passa a contar com um Comitê de Governança Tributária permanente, o que lhe trará benefícios duradouros.

Um desses benefícios é o Planejamento Tributário da empresa com vista ao seu crescimento financeiro atual e futuro por meio da amenização na carga de seus tributos.

Os benefícios de uma boa Governança Tributária incluem:

Mapear todos os riscos tributários e classificá-los;

Evitar o atraso de pagamentos de tributos e envio de informações no SPED;

Verificar eventuais pagamentos indevidos ou a maior e pedir sua restituição;

Identificar oportunidades e melhoria na precificação de produtos e serviços;

Manter todos os departamentos da empresa alinhados em relação à estratégia tributária e seu impacto em cada uma das área (comercial, marketing, compras, logística, TI etc.);

Maior competitividade no mercado, com ética e segurança.

Esses benefícios ajudam também a melhorar o desempenho da empresa no mercado, pois ajudam não só no impacto financeiro, mas também na gestão empresarial interna, tornando-a mais organizada e eficaz, além de impactar diretamente no seu valuation.

A Governança Tributária olha para os micro aspectos, ou seja, a rotina operacional fiscal, consistente nas atividades referentes ao pagamento de tributos para que sejam cumpridas todas as exigências legais, com a finalidade de cumprir a correta escrituração das operações e o pagamento dos tributos nos prazos previstos, visando aferir os valores gastos com compromissos fiscais.

E não deixa de fora os macro aspectos, ou seja, o olhar estratégico consistente com, por exemplo, manter a empresa enquadrada no regime tributário que seja menos oneroso, além de obter a otimização em relação às outras particularidades fiscais, que podem variar de acordo com o segmento de atividade, estrutura de capital, localização, modelo de contratação de recursos humanos e outras coisas.

A lição que fica para você é de que empresas que contam com Governança Tributária, crescem de forma perene e sustentável

A Amaral, Yazbek Advogados, OAB-PR 762, possui 35 anos de experiência auxiliando empresas a transformar a tributação em lucro. Entre em contato com um dos sócios para agendamento de reunião em caso de dúvidas.

Contato: 41 3595-8300 ou pelo nosso WhatsApp 41 99567-5696

Av. Cândido Hartmann, 50 – Bigorrilho | Curitiba-PR

Assine nossa Newsletter e fique por dentro das novidades!

Quer receber seu exemplar da revista Governança Jurídica? Clique aqui e peça a sua.

Nos acompanhe nas redes sociais: Facebook | Instagram | Linkedin

Já conhece o canal Direito da Inteligência de Negócios? Inscreva-se já

Agende uma reunião

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato.