O que Growth Hacking e DIN(Direito da Inteligência de Negócios) têm em comum?
Growth Hacking ou, traduzindo, estratégias de crescimento exponencial das empresas, passou a ser explorada nos últimos anos por grandes Startups tecnológicas e por muitos empreendedores digitais como ferramenta de escala para aumento do lucro. Foi criado em 2010 por Sean Ellis, após ter adotado a metodologia no Dropbox, seu grande case de sucesso.
Essa metodologia deve ser aplicada após a validação da solução (produto ou serviço) pelo mercado, ou seja, quando o mercado atesta que aquela solução realmente causa uma transformação em suas vidas, está na hora de pensar no crescimento exponencial desse negócio.
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Acontece que para crescer exponencialmente, o que normalmente vêm à mente das empresas é valer-se de estratégias de marketing e vendas. A partir daí, passa-se a pensar em canais de vendas. O que mais se fala hoje são os canais digitais, ou seja, pensar em anunciar em Google ou Instagram, por exemplo. Mas esses canais, por conta do aumento de sua procura, acabam ficando cada vez mais caros, por mais que eles apresentem dados importantes para análise.
Por isso que o Growth Hacking nasce como uma metodologia de busca de novos canais estratégicos de crescimento, ou seja, de aquisição de clientes, sempre pautado em análise de dados e em novos experimentos, com base em tecnologia.
E, de fato, existem muitas outras formas de se valer do meio digital para construir estratégias de crescimento. Claro que atualmente cada vez mais se faz necessário expandir as fronteiras do formato físico para o mundo digital de forma a manter os negócios estratégicos e em crescimento. Não a toa que hoje as empresas que tem maior valuation são justamente as empresas de tecnologia: Google, Facebook, Airbnb, Uber etc.
Contudo, esse valuation tem no seu íntimo não o fato de serem empresas de tecnologia que estão na NUVEM, mas, sobretudo, são empresas que possuem um grande e valioso ativo: DADOS! São verdadeiros BIG DATAs contando com um time de profissionais e muita tecnologia para analisar esses dados e, a partir deles, construir pontes, ligar pontos e pessoas e, assim, crescer exponencialmente!
E olhar para dados soltos, conectá-los por meio de análise que leva a informação, informação que leva a conhecimento e conhecimento que gera inteligência é justamente a base do chama-se BI – Business Intelligence ou Inteligência de Negócios.
Atualmente, médias e grandes empresas que estão investindo em estratégias de Growth Hacking estão colhendo bons resultados por sair do básico e olhar muito além do óbvio.
E uma fonte de dados extremamente valiosos e que podem levar ao crescimento exponencial pode ser encontrada gratuitamente no interior das próprias empresas. E são dados que normalmente são totalmente negligenciados e até ojerizados pelos responsáveis de Growth, pelas equipes de marketing e de vendas. Estou falando dos DADOS TRIBUTÁRIOS! Isso mesmo, você ouviu bem e eu não estou louca, te garanto!
Grande multinacionais já se deram conta de que esse é um verdadeiro tesouro de crescimento. Pois a partir de dados extraídos de notas fiscais, por exemplo, é possível extrair métricas importantíssimas. Vamos pensar: onde podemos encontrar a melhor lista de clientes, de fornecedores, de preços praticados por tipo de produto ou serviço? Basta coletarmos todas as notas fiscais de entrada e de saída, inserirmos todos os seus dados em uma planilha de Excel e analisarmos esses dados! Daí, extrair quem é o perfil de fornecedor ideal, de cliente ideal e de preço ideal. Com tais métricas, é possível expandir a busca para mais clientes, fornecedores e preços que tenham as mesmas características!
Aí surge a necessidade de um advogado de Inteligência de Negócios que é capaz de ir em busca de mais fontes públicas de dados para entregar mais potenciais clientes, melhores fornecedores e no preço ideal a ser praticado. Com tais riquezas em mãos, traçar estratégias inteligentes de crescimento exponencial, baseadas em dados fieis, tona-se muito mais fácil!
Agora que eu te entreguei esse verdadeiro ouro, que tal sair da caixa e fazer seu negócio crescer exponencialmente ainda nesse ano?
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