Como Doar Parte do Imposto de Renda a Instituições de Caridade

Como Doar Parte do Imposto de Renda a Instituições de Caridade

Fique conosco até o final deste artigo, pois vamos falar sobre a doação de parte do seu Imposto de Renda que iria para o governo. Em vez de pagar tudo ao governo, você pode direcionar uma parte para instituições de caridade que auxiliam crianças ou idosos na sua cidade ou estado. Esse valor será melhor aproveitado do que se fosse para o governo, onde pode acabar sendo utilizado para emendas parlamentares ou reajustes salariais do Poder Judiciário.

Você não pagará nada a mais. O valor que você destinaria ao governo pode ser doado para uma instituição de caridade. Poucas pessoas sabem disso, mas essa possibilidade existe graças à Lei 12.715, criada em 2012. A lei permite que você direcione até 3% do valor que seria pago de imposto para doações diretamente na sua declaração de Imposto de Renda.

Como Funciona?

Na sua declaração de Imposto de Renda, há uma aba específica para doações diretamente na declaração. Siga os passos abaixo:

1. **Acesse a aba de doações**: Na declaração de Imposto de Renda, procure a aba onde está escrito “Doações diretamente na declaração”.

2. **Clique em “Novo”**: Após clicar em “Novo”, escolha o Fundo Nacional, Estadual ou Municipal.

3. **Escolha o Fundo Municipal**: Se optar pelo Fundo Municipal, selecione seu estado e depois a cidade desejada, previamente cadastrada.

As instituições disponíveis são sérias e utilizam o dinheiro em prol de pessoas carentes, como crianças e idosos em situação de vulnerabilidade. O próprio programa da Receita Federal calcula quanto você pode doar. Você pode doar o valor total permitido sem pagar nada a mais.

Passo a Passo para Doar

1. **Calcule o valor disponível para doação**: O programa informará o valor que você pode doar.

2. **Escolha a instituição**: Direcione o valor para uma instituição de sua escolha.

3. **Imprima a DARF**: Após finalizar, imprima a DARF de pagamento.

Lembre-se, o pagamento dessa DARF deve ser feito até o dia 31 de maio. Não é possível parcelar essa cota, e ela deve ser paga integralmente até essa data.

Ao seguir esses passos, você contribui diretamente para o bem-estar de sua comunidade, garantindo que os recursos sejam utilizados de forma eficiente e em prol dos mais necessitados.

ipal e a multa serão equivalentes à taxa referencial da Selic, acumulada mensalmente.

Espero que essas informações tenham sido úteis para vocês. Até a próxima!


A Amaral, Yazbek, OAB/PR 762, possui 36 anos de experiência auxiliando empresas a transformar a tributação em lucro. Entre em contato com um dos sócios para agendamento de reunião em caso de dúvidas.   

Contato: 41 3595-8300 ou pelo nosso WhatsApp 41 99567-5696   

Av. Cândido Hartmann, 50 – Bigorrilho | Curitiba-PR   

Assine nossa Newsletter e fique por dentro das novidades!   

Quer receber seu exemplar da revista Governança Jurídica? Clique aqui e peça a sua.   

Nos acompanhe nas redes sociais: Facebook | Instagram | Linkedin 

Já conhece o canal Direito da Inteligência de Negócios? Inscreva-se já

Agende uma reunião

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato.