Lei de acesso à informação como ferramenta de inteligência de negócios, trazendo oportunidades estratégicas para as empresas alavancarem seus lucros.

O que é Lei de acesso à informação?  

É uma lei federal que autoriza qualquer pessoa física ou jurídica a solicitar informações de cunho público, que são produzidos ou custodiadas pelo governo, tanto na esfera federal, estadual e municipal. 

Os órgãos públicos têm a obrigatoriedade de dispor informações, como: projetos de lei, estratégias de mercado, decisões financeiras, sem que o requerente tenha a necessidade de dizer por que ou para que ele precisa dessas informações. 

A lei de acesso à informação é uma ferramenta primordial para a inteligência dos negócios, elas podem oferecer oportunidades estratégicas negociais para alavancar seus lucros.  

Utilizando-se dessa lei é possível que o empresário tenha maior clareza nas suas estratégias de mercado e também é uma forma de se situar pela economia nacional, descobrindo novos nichos e oportunidades, utilizando uma fonte segura de dados, que é o próprio Governo, pois quanto maior a transparência dada pelo governo, maior a segurança jurídica para tomada de decisões. 

As informações extraídas por meio dessa ferramenta, podem trazer boas perspectivas para o empresário.  

Podendo mensurar com maior efetividade os melhores locais para seus investimentos, inclusive, requerer informações que são de interesse da classe em que essa empresa atua, como, por exemplo, informações sobre a arrecadação tributária de determinada área, fazer o monitoramento de compras públicas; prospecção qualificada, elaborar estudos e pesquisas de um determinado setor, saber o volume de compras públicas s produtos da união, estado e munícipios, fazer o monitoramento do mercado e da concorrência nas compras públicas por área de atuação, identificar o market share de produtos ou serviços, entre outras vantagens competitivas de mercado. 

Podemos utilizar o exemplo de quando uma empresa tem a intenção de ingressar em alguma licitação junto ao governo, com essas informações estratégicas, ela pode analisar a questão do preço médio dos seus produtos, estabelecendo assim seu preço, para assim poder participar da licitação com melhores condições em relação aos seus concorrentes. 

Por fim, com a utilização da Lei de acesso à informação com foco na inteligência de mercado aplicado aos negócios é possível avaliar o mercado presente e futuro e suas respectivas mudanças tributárias, econômicas e estratégicas, utilizando essa inteligência para buscar um posicionamento do negócio, visando a expansão do negócio e consequentemente o aumento do faturamento. 

Não deixe de ouvir o episódio completo com explicação da advogada associada da Amaral, Yazbek Advogados, Dra. Priscila Dias. 


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