A possível solução do governo para reduzir o valor do combustível.

Na sexta-feira, 12/02, foi encaminhado ao congresso uma proposta que promete estabelecer uma alíquota única sobre o ICMS para todos os estados e que determina que a cobrança do tributo sobre os combustíveis seja feita nas refinarias, além de estimar um valor fixo por litro, ao invés de um percentual.

O governo aposta nessa solução para reduzir o preço do combustível, que vem crescendo nos últimos tempos.

Porém, essa proposta será eficaz para a população?

Para Gilberto Luiz do Amaral, presidente do Conselho Superior do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação), a redução no ICMS poderia diminuir o preço para o consumidor final.

“Uma redução do ICMS pode impactar desde que seja uma redução de alíquotas, e não na forma de cálculo, conforme proposto pelo presidente Bolsonaro”

Segundo o Dr. Gilberto Luiz do Amaral, o preço do combustível já é praticamente todo formado antes de chegar aos postos, quando sai da refinaria e passa pela distribuidora. Com isso, postos tendem a repassar uma eventual diminuição de impostos ao consumidor. “O Octa posto é o elo mais fraco da cadeia. A margem [de lucro] é pequena, e ele tem a competição. O consumidor fica comparando o preço. O posto não tem a liberdade de adicionar uma margem muito grande. A competição é muito acirrada”, afirma Amaral.

As tentativas do governo de conter o aumento no preço do combustível se deve às manifestações dos caminhoneiros pela reivindicação de melhores preços e condições de trabalho.

Fonte: UOL Economia


No blog da Amaral, Yazbek você pode ler notícias, matérias e muito mais!

A Amaral, Yazbek, OAB/PR 762, possui 35 anos de experiência auxiliando empresas a transformar a tributação em lucro. Entre em contato com um dos sócios para agendamento de reunião em caso de dúvidas.

Contato: 41 3595-8300 ou pelo nosso WhatsApp 41 99567-5696

Av. Cândido Hartmann, 50 – Bigorrilho | Curitiba-PR

Assine nossa Newsletter e fique por dentro das novidades!

Quer receber seu exemplar da revista Governança Jurídica? Clique aqui e peça a sua.

Nos acompanhe nas redes sociais: Facebook | Instagram | Linkedin

Já conhece o canal Direito da Inteligência de Negócios? Inscreva-se já

Agende uma reunião

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato.