SOLICITAÇÕES
| 41 3595-8300

Direito e Inteligência de negócios na era digital

  • 25-9-18

Ter um registro altamente confiável, sem a necessidade de uma autoridade central para expedi-lo é algo que era inimaginável até certo tempo atrás. Transações, certidões, votos, são inúmeros os usos da tecnologia blockchain, e países do mundo todo já estão testando a técnica em diversos setores.

É um tema recorrente nos jornais e com certeza irá prosperar caso “haja uma regulamentação do seu uso e seja reduzida a especulação em torno dos Blockchains”, ressalta o desenvolvedor e CEO da Bth Blockchain Solutions, Rodrigo Cremer.

Rodrigo apresentou o tema durante a BI & Taxathon – 2ª Maratona de Tributação e Inteligência de Negócios, no Workshop “Estruturação de projeto de Blockchain”, falando da origem do termo, passando por Ethereum e Smart Contract, finalizando com as aplicações descentralizadas nas quais “a segurança do registro é pela capacidade criptográfica do mesmo, não havendo duplicidade, erros e impossibilitando fraudes”, diz o especialista.

O assunto também foi tratado pelo economista Antônio Hoffert, que muito bem soube contextualizar a origem e o desenvolvimento da referida tecnologia, a qual também é utilizada para as criptomoedas, como o bitcoin, a mais famosa delas. Na palestra de encerramento “BBB - business, bitcoin blockchain: qual é o futuro das criptomoedas?, Hoffert, de forma clara e didática, encantou a plateia ao abordar os principais pontos de crítica ao uso de criptomoedas, concluindo que, assim como aconteceu com outras tecnologias, ainda estamos vivenciando um período de conhecimento e adaptação sobre a tecnologia blockchain.

Excelência em direito tributário

Amaral, Yazbek Advogados, um dos patrocinadores da BI & Taxathon, marcou presença no evento com o lançamento da Revista Governança Jurídica, periódico que trata de Direito, Tecnologia, Inteligência de Negócios, num formato simples e de fácil entendimento, tendo como matéria de capa o Blockchain. Uma análise feita por especialistas e advogados, inclusive por Rodrigo Cremer, traçando um panorama acerca de sua viabilidade e do impacto dessa tecnologia na sociedade, em especial no Direito, pode ser vista com detalhes nas páginas da revista.

O escritório apresentou ainda, durante a Maratona, através de seus sócios e convidados, diversos temas importantes como a palestra “Business Strategy & Compliance: racionalizando custos e aumentando resultados”, pelo advogado Edmo Colnaghi, e os workshops “O Compliance gerando negócios”, apresentado pela advogada Tailane M. Delgado e o “Direito da inteligência de negócios: profissionais e empresários falando a mesma língua”, pelo advogado Cristiano Lisboa Yazbek.

“Foi uma grande oportunidade para apresentar nossos serviços, além de expor temas que são bastante atraentes ao mundo dos negócios e com a evolução diária da tecnologia, são necessários para a manutenção e crescimento das empresas”, afirma a advogada tributarista e sócio da Amaral, Yazbek Advogados, Letícia Mary Fernandes do Amaral.

A tecnologia atual está sendo reformulada de uma forma que as ações repetitivas e que não demandem uma grande atividade cognitiva, sejam executadas pelas máquinas, inclusive no Direito, fazendo com que todos precisem renovar o modo como trabalham. E isso num futuro que está logo ali, mas que a Amaral, Yazbek Advogados está pronta para enfrentar.

“Estamos andando junto a essas novas tecnologias, todos os dias buscamos o conhecimento sobre as aplicações e suas implicações na vida jurídica das pessoas e empresas, nos preparando e nos moldando conforme a disruptividade delas,” explica Letícia.

 A BI & Taxathon – 2ª Maratona de Tributação e Inteligência de Negócios ocorreu entre os dias 14 e 16 de setembro de 2018, no hotel Four Points by Sheraton em Curitiba. Um evento recheado de novidades e assuntos de alto nível para empresários e profissionais do Brasil todo.

Sobre Amaral, Yazbek Advogados

Criado em 1985, o escritório Amaral, Yazbek Advogados (AY) consolidou sua tradição e expertise na advocacia tributária, contenciosa e consultiva. Foi pioneiro em aliar sua alta especialização na área às peculiaridades de outros ramos do direito e de determinados setores econômicos, tal como o de praticagem. Como consequência de profundo estudo sobre direito, tecnologia e inteligência de negócios, lançou o conceito de Direito da Inteligência de Negócios como sendo o alicerce entre o direito e o mundo empresarial.

Com uma visão estratégica e atuação nacional, o escritório se diferencia também pela prestação de serviços de Governança Jurídica, com enfoque nas áreas Tributária e de Compliance, o que abrange diagnóstico, planejamento e assessoria completa aos seus clientes.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 41 3595-8300

 

FONTE: AMO CURITIBA

Ver mais

  • 11-12-2018
30 anos de Constituição Federal: a complexidade do sistema tributário brasileiro em números e cifras

Empreender. Na teoria, uma palavra que remete à conquista de sonhos, crescimento profissional e novas possibilidades financeiras. No Brasil, a prática não soa tão agradável quanto a teoria – pode-se dizer que passa muito distante -, e os empreendedores encontram barreiras significativas no processo de criação e manutenção de seus negócios.

  • 04-12-2018
Advogados deixam de ser simples operadores do Direito para serem fonte

Escritórios de Advocacia como Amaral, Yazbek Advogados demonstram como profissionais do Direito podem contribuir na criação do Direito Público

  • 13-11-2018
Processos judiciais de empresas em trâmite no Brasil superam o PIB de países como Canadá, Argentina e Holanda

Estudo revela que os valores envolvidos em todos os processos em trâmite hoje chegam a 1,6 trilhões de dólares

  • 06-11-2018
Saiba o que é o programa de compliance e sua importância para as empresas

Empresas multinacionais para contratarem alguma empresa brasileira, exigem que essa empresa também tenha um programa de compliance