SOLICITAÇÕES
| 41 3595-8300

COMÉRCIO EXTERIOR: ENTENDENDO O COMEX STAT

Dr. Arthur Achiles de Souza Correa



O governo brasileiro disponibiliza  dados e estatísticas com o intuito de promover mais diálogo entre os agentes de comércio exterior.


Até abril deste ano, essas informações eram acessadas por meio do Alice Web, um portal fornecido pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. A partir de maio de 2018 o aplicativo foi substituído pelo COMEX STAT, ferramenta que conta com um cadastro simples e é de fácil utilização.


Esse sistema foi especialmente desenvolvido para consultas e extrações de dados referentes ao comércio exterior do Brasil. Conheça o portal aqui.


A ferramenta é disponibilizada e abastecida, mensalmente, pelo governo brasileiro, que extrai as informações do SISCOMEX - Portal Único de Comércio Exterior, uma reformulação dos processos de importação, exportação e trânsito aduaneiro.

 

Os dados disponíveis no portal são extraídos e baseados a partir das declarações dos exportadores e importadores. A ferramenta fornece consultas de exportação e importação com dados existentes desde 1997 até o ano atual. A partir de filtros básicos o usuário tem a possibilidade de escolher que tipo de dado será coletado. Essa base de dados do sistema também está disponível para download nos formatos excel. ou csv.

 

Qual a importância desse tipo de consulta?


As informações adquiridas por meio do Comex Stat são fundamentais para planejar as estratégias de mercado com base em dados básicos, pois, ao verificar em que região o produto é mais aceito e procurado por exemplo, é possível definir qual a melhor estratégia de negócio.

 

 

 

_____________________________________


Para ficar por dentro de mais conteúdos relacionados ao mundo tributário e ao Direito da Inteligência de Negócios, não deixe de continuar a acessar o blog da Amaral, Yazbek Advogados e o canal Direito da Inteligência de Negócios no YouTube.


Leia também

  • 21-09-2018
REVISTA - GJ8 impacto da blockchain no meio jurídico
Embora já existam iniciativas e grupos de estudos focados na tecnologia, ela ainda precisa amadurecer para se disseminar ao público, esgotando os intermediários Blockchain é um dos termos que, aos poucos, está se tornando cada vez mais comum no...
  • 20-09-2018
Uso estratégico de novas tecnologias no direito e no planejamento tributário
A Revolução 4.0 trouxe novas tecnologias que podem ser aplicadas diretamente ao Direito, basta saber como analisá-las e utilizá-las. Hoje, é possível usar os recursos disponíveis para criar novas estratégias de planejamento tributário com ba...
  • 19-09-2018
RETROSPECTO TRIBUTÁRIO AY
10/09/2018 a 14/09/2018 STJ firma entendimento sobre prescrição em processos tributários A 1ª Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) definiu ontem que não há necessidade de decisão judicial para começar a correr o prazo de prescriçã...
  • 12-09-2018
RETROSPECTO TRIBUTÁRIO AY
03/09/2018 a 07/09/2018   eSocial prorroga início da segunda fase de implantação para empresas com faturamento de até R$ 78 milhões Após ouvir as empresas com faturamento inferior a R$78 milhões, o eSocial ampliou o prazo da primeira fase de ...