SOLICITAÇÕES
| 41 3595-8300

COMÉRCIO EXTERIOR: ENTENDENDO O COMEX STAT

Dr. Arthur Achiles de Souza Correa



O governo brasileiro disponibiliza  dados e estatísticas com o intuito de promover mais diálogo entre os agentes de comércio exterior.


Até abril deste ano, essas informações eram acessadas por meio do Alice Web, um portal fornecido pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. A partir de maio de 2018 o aplicativo foi substituído pelo COMEX STAT, ferramenta que conta com um cadastro simples e é de fácil utilização.


Esse sistema foi especialmente desenvolvido para consultas e extrações de dados referentes ao comércio exterior do Brasil. Conheça o portal aqui.


A ferramenta é disponibilizada e abastecida, mensalmente, pelo governo brasileiro, que extrai as informações do SISCOMEX - Portal Único de Comércio Exterior, uma reformulação dos processos de importação, exportação e trânsito aduaneiro.

 

Os dados disponíveis no portal são extraídos e baseados a partir das declarações dos exportadores e importadores. A ferramenta fornece consultas de exportação e importação com dados existentes desde 1997 até o ano atual. A partir de filtros básicos o usuário tem a possibilidade de escolher que tipo de dado será coletado. Essa base de dados do sistema também está disponível para download nos formatos excel. ou csv.

 

Qual a importância desse tipo de consulta?


As informações adquiridas por meio do Comex Stat são fundamentais para planejar as estratégias de mercado com base em dados básicos, pois, ao verificar em que região o produto é mais aceito e procurado por exemplo, é possível definir qual a melhor estratégia de negócio.

 

 

 

_____________________________________


Para ficar por dentro de mais conteúdos relacionados ao mundo tributário e ao Direito da Inteligência de Negócios, não deixe de continuar a acessar o blog da Amaral, Yazbek Advogados e o canal Direito da Inteligência de Negócios no YouTube.


Leia também

  • 14-11-2018
Inclusão da noção de eficiência ao direito brasileiro com base na Lei 13.655
  Dando continuidade a abordagem que realizamos anteriormente sobre os desdobramentos da Lei 13.655, hoje iremos falar da noção de eficiência ao direito brasileiro. Contudo, antes de entrarmos no tema propriamente dito, vamos recapitular rapidame...
  • 14-11-2018
RETROSPECTO TRIBUTÁRIO
  05/11/2018 a 09/11/2018   Justiça exclui ICMS destacado em nota fiscal do cálculo do PIS/Cofins Uma empresa de engenharia, outra de vestuário e uma terceira de palmilhas conseguiram no Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região o aval para...
  • 08-11-2018
SERÁ QUE A PROPOSTA DE TAX COMPLIANCE VAI VINGAR?
  Nesta quarta-feira, 31/10, às 18h, vence o prazo para envio de propostas de alteração à Consulta Pública da Receita Federal n. 04/2018, que visa a criação do Programa Pró-Conformidade, por meio de Portaria que tem o cunho de estimular o ...
  • 07-11-2018
RETROSPECTO TRIBUTÁRIO - 29/10 a 01/11
  29/10/2018 a 01/11/2018   Orientação da Receita sobre ICMS do PIS/Cofins impacta compra de créditos A interpretação da Receita Federal sobre a exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da Cofins deve mexer com um mercado que estava supe...